O QUE É MARKETING DE REDE OU NETWORK MARKETING?

22 de fevereiro de 2019 | APERFEIÇOANDO SEU MARKETING DE REDE

Reclamações de clientes: como lidar da maneira correta?

Receber reclamações de clientes nem sempre é algo fácil de lidar. Elogios são bons, mas as críticas devem ser sempre bem vindas. Por mais que não gostemos, as reprovações são, muitas vezes, a chave para o crescimento de um negócio.

Hoje vamos te ajudar a lidar com reclamações de clientes corretamente, e vamos mostrar como elas podem levar ao sucesso do empreendimento. Ficou curioso? Então continue acompanhando o post. Vamos lá?

A importância das reclamações

Por mais que não seja algo bom de ouvir, a reclamação dos clientes é um dos métodos mais eficazes para o progresso e amadurecimento de um negócio e mesmo de um profissional. Pode parecer estranho que receber críticas irá ajudar uma empresa a crescer, mas saber lidar com elas é essencial.

Um cliente insatisfeito é ruim, mas, por outro lado isso significa uma oportunidade de mudança e aprendizado. Quando os clientes falam sobre o que lhes incomoda, você possui em mãos os pontos que precisam ser observados mais atentamente. Deste modo você poderá perceber o que está sendo feito de maneira incorreta e que deve ser melhorado.

Confira a seguir algumas dicas para lidar bem com reclamações.

reclamacoes-de-clientes

Como lidar com reclamações de clientes

Lidar com as reclamações de clientes pode ser difícil no começo, mas com o tempo você verá como algo tão simples pode ser útil para o crescimento do negócio. Incentivar os clientes com pesquisas de satisfação também é uma ótima estratégia. Confira.

Dê atenção às críticas

Ignorar o que os clientes têm a dizer sobre sua empresa é um dos maiores erros. Receber o feedback de quem já comprou algum produto ou serviço de seu negócio é uma dica valiosa que não deve ser desperdiçada.

Quem passou por esta experiência poderá dizer se está satisfeito ou não e por que. Ouça com atenção e demonstre seu comprometimento em melhorar aquele ponto.

Busque solucionar o problema

Apenas ouvir o que os clientes têm a dizer não irá ajudar sua empresa a crescer. É preciso ter interesse em melhorar alguns quesitos e realmente se esforçar para que aquilo não seja mais um problema.

Mostre para o cliente que você se importa com a opinião dele e que fará o possível para solucionar a questão. Não é possível voltar atrás com um erro que foi cometido, mas é essencial demonstrar interesse em mudanças.

Realize pesquisas de satisfação

A pesquisa de satisfação é um ponto chave para o progresso de um negócio. Nem sempre um cliente insatisfeito irá demonstrar sua frustração. Na maioria das vezes é preciso abrir uma oportunidade de “desabafo” para que as pessoas façam suas reclamações.

Vale lembrar que sugestões também são importantes para o crescimento da empresa. Saber o que os clientes gostariam em seu negócio é ótimo para testar novos métodos.

Amplie os meios de comunicação

Como dissemos anteriormente, é preciso abrir espaço para que os clientes se sintam à vontade em demonstrar suas opiniões. É importante oferecer vários meios para isso, como um incentivo para que sejam feitas as reclamações. Telefone, email, redes sociais, todos os meios de comunicação deverão ser bem vindos para receber avaliações de satisfação dos clientes.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas e informações.