O QUE É MARKETING DE REDE OU NETWORK MARKETING?

25 de fevereiro de 2019 | APERFEIÇOANDO SEU MARKETING DE REDE

Perfil de liderança: você sabe qual é o seu?

Quando falamos em empreendedorismo no marketing de rede, nos deparamos com o famoso “perfil de liderança“. Mas será que existe apenas um tipo de líder? Ao contrário do que muita gente pensa, podemos nos deparar com diversos líderes que possuem perfis diferentes.

Hoje trouxemos os 7 principais perfis de liderança, para que você possa conhecê-los e identificar qual o seu. Ficou curioso? Então continue acompanhando o post. Vamos lá?

Por que desenvolver um perfil de liderança?

Quem trabalha com marketing de rede, ou pretende trabalhar, certamente já ouviu algo sobre a necessidade de ser um líder. Mas por que desenvolver um perfil de liderança é tão importante? Os empreendedores que crescem e se destacam neste segmento, costumam possuir um perfil de liderança evidente.

Mas o que significa ser um líder? O que essas pessoas têm que as diferenciam dos demais empreendedores? Apesar de existirem diferentes perfis de líderes, de um modo geral é necessário muito mais do que apenas conhecimento amplo sobre a área.

Muitos se perguntam como ser um líder de sucesso, mas não se atentam à alguns fatores básicos, como ser um bom exemplo. Outra característica importante dos líderes é saber como inspirar outras pessoas.

Confira agora 7 perfis de liderança, e descubra qual tipo de líder você é.

perfil-de-lideranca

Principais perfis de liderança

Para encontrar o seu perfil de liderança é preciso conhecer alguns dos tipos mais comuns. Destacamos características marcantes de cada perfil para que você possa se identificar.

Perfil Coercitivo

Este é um dos tipos de líderes mais comuns. Uma das principais características é o individualismo, aliado à centralização de poder. Este líder costuma se sentir ameaçado com o crescimento dos colaboradores, adquirindo assim uma postura “mandona”.

Perfil Autoritário

O perfil autoritário costuma ser preenchido por um líder rígido e exigente. É alguém que foca em um objetivo e só aceita trabalhar com excelência para alcançá-lo. Mobilizar outras pessoas para atingir um propósito é sua especialidade.

Perfil Democrático

A base de sua liderança é o trabalho em equipe. Costuma demonstrar confiança nos colaboradores, e incentivar o envolvimento de todos no trabalho é seu ponto forte. Costuma ser um facilitador de decisões, e dificilmente as toma sem um consentimento geral.

Perfil Liberal

Este tipo não se encaixa bem em qualquer ocasião. É preciso maturidade por parte da equipe para que o este perfil de liderança funcione corretamente. Normalmente delega funções e tarefas importantes para outras pessoas, mas se disponibiliza como suporte.

Perfil Treinador

O objetivo do líder treinador é desenvolver as habilidades e conhecimento das pessoas. Costuma ter facilidade em identificar pontos fracos e fortes na equipe e sabe bem como agir a fim de melhorá-los.

Perfil Paternal

O líder paternal preza pelo bom relacionamento e comunicação entre os colaboradores. Deste modo acaba optando por deixar de lado certas críticas e feedbacks negativos, podendo prejudicar o desenvolvimento do negócio e da equipe.

Perfil Centralizador

Podemos dizer que este é um perfil mais conservador. Não se sente à vontade delegando tarefas e costuma tomar as decisões sozinho. Quando confia uma tarefa à alguém sempre necessita de sua aprovação, para certificar-se de estar no controle.

E então, com qual perfil você se identifica mais? Fique tranquilo, é comum termos aspectos de mais de um perfil, e o importante é observarmos quais atitudes queremos ter para cada vez mais sermos mais completos!

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas e informações.