O QUE É MARKETING DE REDE OU NETWORK MARKETING?

13 de maio de 2019 | APERFEIÇOANDO SEU MARKETING DE REDE

Dicas de vendas: as melhores técnicas para vender mais e melhor

Quando se trata de ter sucesso em vendas diretas, ter em mente as melhores dicas de vendas é um grande diferencial. Saber o que pode ou não ser dito, as melhores maneiras de se portar e, até, a melhor maneira de oferecer os produtos são, com certeza, a diferença entre os vendedores de sucesso e os outros.

Tudo isso porque, embora não pareça, o processo de venda direta não é algo simples e fácil de se fazer. Não basta simplesmente oferecer algum produto para um cliente para obter uma venda. É necessário saber mostrar os benefícios que o produto traz para a vida do comprador, mostrar o quão necessário aquele produto é para quem vai adquirir ele, entre outras coisas.

 

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Assim como na maioria das profissões em que é necessário lidar com pessoas, a venda direta é muito mais sobre a maneira de se falar e empatizar com o cliente do que sobre as técnicas de vendas tradicionais. Isso porque, trabalhar diretamente com pessoas é um desafio, e quem atua na área não pode depender somente da sua simpatia. É necessário saber algo mais.

Como você vai ver ao longo deste artigo, tudo se relaciona com a forma que você lida com os seus potenciais compradores. É o tratamento e o relacionamento interpessoal que vai definir se você consegue ou não efetuar a venda que pretende.

Antes de entrar nas dicas de vendas, vamos entender um pouco o conceito de técnicas de vendas.

O que são técnicas de vendas

Técnicas de vendas é todo o conjunto de práticas direcionadas a conseguir fazer com que o consumidor tenha o desejo de adquirir o produto que você está vendendo. Aqui neste artigo, a gente vai listar uma série de dicas de vendas que se relacionam com essas técnicas, direcionadas a aumentar o seu número vendas.

Essas dicas podem ser valiosas para pessoas que trabalham por conta e não fazem parte de uma equipe e que, portanto, ainda não tiveram a oportunidade de fazer um treinamento de vendas.
Como a área de vendas diretas tem crescido bastante nos últimos anos, muitas pessoas se encaixam nessa categoria. Sejam pessoas que atuam como Empreendedores Individuais, ou MEI, sejam pessoas que preferem trabalhar com vínculos empregatícios, o fato é, que as pessoas desejam cada vez mais a sua independência.

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Com foco nesse mercado crescente, muitos profissionais têm se dedicado ao método de venda direta, uma vez que dessa forma eles e suas mercadorias chegam de maneira mais simples e curta ao consumidor final.

Mercado é o que não falta. Basta a gente levar em conta que, atualmente, com as diversas ferramentas que permitem a construção de um bom marketing de conteúdo e, mesmo, as redes sociais, o mercado ficou mais amplo e ficou mais fácil de alcançar as pessoas.

Isso descarta a necessidade de se fazer vendas de porta em porta e possibilita que o trabalhador dessa área atue com horários diferenciados e com mais vantagens perante os outros grupos de profissionais.

Apesar de todas essas facilidades, no sistema de vendas diretas há o coeficiente humano. A necessidade de se lidar diariamente com os mais variados tipos de pessoas e personalidades. Isso pode ser um pouco complicado para quem começou  há pouco tempo na área, tem pouca experiência na área ou, recém entrou no ramo de vendas.

Para facilitar o dia a dia destas pessoas, a gente separou as seguintes dicas de vendas:

Dicas de vendas: quais as melhores maneiras de vender para o seu público

Como dissemos lá em cima, o diferencial é a maneira com que você lida com as pessoas para as quais deseja vender. Como você vai notar, o foco dessas dicas vai ser esse.

Conheça o seu público

É quase óbvio que antes de começar a vender um produto, o profissional deve conhecer com quem está tentando fazer negócio. Entretanto, poucos se lembram que devem fazer uma pesquisa de mercado antes de começar a atuar na área de vendas diretas.

Mas eu vou te fazer uma pergunta: como você espera vender algum produto se você não sabe sobre os gostos dos seus potenciais clientes? Fica difícil vender um pente para um careca, não é mesmo?

Por isso, e por muitos outros motivos, você deve fazer uma boa pesquisa de campo. Descobrir sobre os gostos de cada tipo de público para poder direcionar a venda de cada produto para quem gosta. Saber fazer um bom plano de marketing e um bom plano de negócios vai te ajudar nisso.

Saiba apresentar

Nada melhor do que receber um produto com uma embalagem bonita, com uma boa apresentação. Tudo bem que muitas vezes essa parte da embalagem fica por conta da empresa que distribui os produtos, mas você também pode focar na melhor maneira de apresentar eles para os seus consumidores.

Essa é uma daquelas dicas de vendas que se aplicam, principalmente, quando, ao invés de ir até a casa do consumidor, você faz uma reunião específica para mostrar os seus produtos para os seu público.

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Nesse momento, você deve caprichar na apresentação. Coloque seus produtos em mostradores bonitos, facilite a visualização mantendo espaço entre eles, decore o local de acordo com o tipo de produto que você está vendendo.

Você deve se lembrar que o primeiro impacto que o comprador recebe é o impacto visual. Quanto mais agradável for ele, mais chances você tem de agradar o cliente positivamente e mais chances tem de vender.

Aumente o seu público

Como a gente falou lá em cima, uma das maiores vantagens do sistema de vendas diretas no século da tecnologia digital é o uso da internet para vender. Aqui, estamos falando, principalmente das redes sociais, mas você pode adaptar a dica para qualquer área que desejar e sentir necessidade.

Em qualquer lista de dicas de vendas você vai encontrar a ideia de que aumentar a sua lista de contatos é uma ótima técnica de venda. Isso porque, quanto mais pessoas você tiver em suas redes, mais pessoas vão poder ver os produtos que você vende.

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Por isso, adicione todo mundo que você conhece, todos com quem você tiver contato no dia a dia, entre em briques do Facebook e aproveite também o espaço próprio que a rede tem para vendas diretas: o Facebook Marketplace.

Ter empatia é a melhor das dicas de vendas

Você sabe o que é empatia? O dicionário define o termo da seguinte forma:

“Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.”

Não é muito difícil de entender, não é? Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Saber usar a empatia e entender o momento do seu consumidor é garantia de sucesso, não só por possibilitar uma venda mas, porque o seu cliente vai se considerar compreendido por você, e só isso já é uma grande vitória.

Seja amigo do seu cliente, entenda ele, seja próximo sem ser invasivo e ele vai se sentir acolhido por você. Coisas boas acontecem quando somos boas pessoas e a melhoria nas vendas é apenas uma delas. Leve a habilidade da empatia para todas as áreas da sua vida.

Saiba comunicar

Saber comunicar, conversar e ter empatia são as principais dicas de vendas que existem. Se você saber que palavras usar com o seu público, saber notar se ele tem a fala mais simples ou mais elaborada, falar a linguagem que ele usa, de maneira acessível, é mais de meio caminho andado para uma venda. Como dissemos acima, você deve ser amigo de seu cliente e a sua fala deve refletir exatamente isso. E como você é amigo do seu cliente, uma boa maneira de demonstrar isso é não empurrando para ele produtos que não vão ser úteis para ele, certo?

Ofereça e venda para os seus clientes somente aquilo que você sabe que eles vão gostar e que vai ter utilidade para eles. Você já descobriu quais são esses produtos quando estudou os gostos deles, lembra?

Conheça o cliente pelo nome

Nada é mais importante para um ser humano do que se sentir reconhecido. Muitas dicas de vendas envolvem esse conhecimento: você deve fazer o cliente se sentir importante.

Uma das melhores formas de fazer isso é lembrar sempre do nome desses clientes e chamar eles sempre assim. Sem apelidos, a não ser que você tenha intimidade com ele.

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Se você possui muitos clientes, ou pretende ter, uma boa forma de lembrar da longa lista de nomes é ter um bom sistema de gestão, que além de cuidar das finanças, do estoque e das outras áreas do seu negócio, ainda vai salvar todos os dados dos clientes com quem você negociar.

Isso garante que você sempre vai ter em mãos tudo o que precisar sobre seus clientes, como produtos favoritos, telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp e formas favoritas de pagamento em um lugar só.

Crie você mesmo suas dicas de vendas e melhores técnicas

Agora que você já conhece as melhores dicas de vendas, use a sua experiência para adaptar elas à sua própria realidade e a seu próprio público. Além disso, busque outras formas de conhecimento para aperfeiçoar o seu trabalho, como esse vídeo abaixo, que selecionamos para você e que tem mais algumas dicas de vendas:

Este post foi escrito pelo Blog QuantoSobra