O QUE É MARKETING DE REDE OU NETWORK MARKETING?

17 de outubro de 2019 | APERFEIÇOANDO SEU MARKETING DE REDE

Como otimizar suas vendas pelo WhatsApp Business

Está cansado de vender seu produto ou serviço pelos métodos tradicionais? Procura por uma nova maneira de como aumentar as vendas mas não sabe onde investir? Então efetuar novas vendas pelo WhatsApp Business pode ser a solução perfeita para você.

Boa parte da comunicação a distância atualmente é feita pelo WhatsApp. São mais de 1,5 bilhão de usuários na plataforma, então por que não explorar esse método para outras funções, como aumentar as vendas? 

Estamos aqui hoje para falar sobre essa ferramenta que vem caindo no gosto das empresas e dos consumidores, abrindo mais uma porta para o processo de vendas. Quer saber como esse método pode transformar o seu negócio? Então continue a leitura. Vamos lá!

O WhatsApp Business pode ser um aliado do seu negócio?

Quando uma nova plataforma surge, é normal querermos testar e ver como tudo funciona. Mas é importante saber que, apesar de ter uma ampla aceitação, o WhatsApp Business ainda é uma plataforma que atua no perfil pessoal do seu potencial cliente.

É fundamental que você saiba utilizá-lo com cuidado e atenção, pois se a estratégia for aplicada de qualquer jeito, as chances de incomodar ou afastar um cliente podem ser grandes. Mais adiante vamos dar algumas dicas de como utilizar esse método a seu favor, como aumentar as vendas pelo WhatsApp Business e como fidelizar seus clientes. 

Com ela a sua empresa pode se conectar com usuários de maneira mais fácil e prática. Nem sempre as pessoas podem atender ligações ou conferir o email, mas o WhatsApp acaba se tornando um meio de comunicação com resposta mais rápida. Além do mais, essa nova ferramentas veio acompanhada de diversas funções que podem tornar o seu processo de vendas pelo WhatsApp Business mais prático e eficaz. 

Confira a seguir como vender mais pela internet por meio dessa plataforma.

Otimize suas vendas pelo WhatsApp Business

Como dissemos anteriormente, existem algumas estratégias que devem ser aplicadas para o uso correto do WhatsApp Business. Simplesmente utilizar a ferramenta de qualquer forma porque outras empresas usam não ajudará a vender mais ou a alcançar novos clientes. Acompanhe.

Envolva e selecione a lista de contatos

Existem duas ações que devem ser feitas antes de começar as vendas pelo WhatsApp Business: envolver o público e filtrar a sua lista de contatos. 

O primeiro passo é essencial para poder implementar a ferramenta. Sem um público envolvido, toda a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp Business pode ser em vão. Imagine o que uma pessoa que não tem nenhum vínculo ou ligação com o seu negócio faria se começasse a receber mensagens de ofertas e novidades no seu perfil pessoal. Provavelmente ela bloquearia o número para não ser mais incomodado, correto? 

Para evitar esse erro comum em vendas, você pode deixar que as pessoas interessadas entrem em contato com o seu negócio primeiro. Dessa forma você consegue filtrar a sua lista de contatos, deixando apenas aquelas que têm interesse no que seu negócio têm a oferecer.

Tenha um número exclusivo

Outro ponto fundamental para conseguir otimizar as vendas pelo WhatsApp Business é ter um número exclusivo para esse fim. Muitas pessoas acabam utilizando o mesmo número de contato pessoal, assim como o email, causando uma grande confusão. Certamente você já ouviu falar que em muitos casos é necessário separar a vida pessoal da profissional. Com esta ferramenta não seria diferente.

Imagine-se aproveitando o final de semana ou suas férias e acabar recebendo diversas mensagens de assuntos do trabalho. Seria um incômodo e tanto não é mesmo? Por isso separar estes dois momentos é fundamental para organizar e otimizar seu trabalho. 

Utilize listas de transmissão

Você já ouviu falar nas listas de transmissão? Este é um ótimo recurso para otimizar o contato pelo WhatsApp Business e aumentas as chances de vender mais nesta plataforma.

Uma lista de transmissão possibilita mandar uma mesma mensagem para todas as pessoas de determinada lista. Dessa forma você não precisa encaminhar ou mesmo copiar e enviar um mesmo recado de maneira individual para todas as pessoas que deseja comunicar.

Divulgue o número ou link do WhatsApp Business

Como falamos anteriormente, uma ótima maneira de evitar incomodar seu possível cliente ou ser bloqueado por ele é permitindo que ele entre em contato com você. Para que isso aconteça é preciso que você facilite as maneiras do seu público acessar o seu WhatsApp.

Uma solução é colocar o número do WhatsApp Business à frente de outros contatos, como o e-mail e o telefone fixo na hora de divulgar. Seja no cartão de visitas ou mesmo em uma assinatura de email, é interessante indicar que existe um atendimento por WhatsApp e colocá-lo em destaque.

Se você é muito presente no meio digital ou deseja saber como vender mais pela internet, pode disponibilizar um link que direciona a pessoa diretamente para a conversa com a sua empresa no WhatsApp. Inclua esse link no seu site, redes sociais e afins. Dessa forma o cliente não precisa salvar o número nos contatos para assim entrar em contato.

Você pode criar seu link seguindo os três passos a seguir.

  1. Copie o link: http://api.WhatsApp.com/send?1=pt_BR&phone=5500000000000
  2. Substitua todos os zeros pelo seu número com o DDD da sua cidade.
  3. Para cidades que não usam o nono dígito, utilize o link abaixo: https://api.WhatsApp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000

Agora você já está pronto para utilizar o WhatsApp Business da maneira correta, podendo se comunicar melhor com os clientes e vender mais. Já conhecia alguma dessas estratégias? Conte-nos aqui embaixo. Não deixe de conferir outros posts do nosso blog e expandir ainda mais o seu negócio.