O QUE É MARKETING DE REDE OU NETWORK MARKETING?

21 de novembro de 2018 | APERFEIÇOANDO SEU MARKETING DE REDE

5 erros em vendas que muita gente comete

Todo mundo que decidiu começar um negócio já cometeu erros. Existem erros em vendas comuns, que muitas pessoas cometem ou já cometeram. Estes erros servem de aprendizado e ajudam no crescimento do negócio, evitando que eles se repitam. Ficou curioso para saber? Será que você comete ou já cometeu algum desses erros? Acompanhe e descubra.

Por que é importante cometer erros em vendas?

Quando cometemos um erro em um negócio consequentemente tiramos alguma lição dele. Isso serve de aprendizado para que não cometamos o mesmo erro futuramente, ou para entendermos que não devemos seguir determinado caminho. Dessa maneira adquirimos experiência, que irá ajudar no sucesso do negócio e no crescimento das vendas.

Outro ponto é que os erros em vendas nem sempre são fáceis de detectar. Muitas vezes criamos hábitos e cometemos frequentemente os mesmos erros. Seja por que não percebemos, ou por que outros vendedores fazem e por isso acreditamos que é o certo.

Nas vendas normalmente um erro cometido é dinheiro perdido. Uma abordagem incorreta pode afastar um possível cliente, e consequentemente perder uma venda. Os erros em vendas podem afastar consumidores, e recuperar a confiança deles novamente pode ser muito difícil.

Por isso é importante evitar cometer os mesmos erros, e assim que perceber que determinada abordagem ou estratégia não está funcionando, é preciso partir para outra. Insistir nos erros em vendas fará com que o negócio decline e as vendas caiam.

Agora você já sabe um pouco sobre cometer erros em vendas e por que devemos evitá-los. Confira a seguir 5 dos erros em vendas mais comuns e cometidos pelos vendedores. Vamos lá?

5 erros em vendas que você deve evitar

Todos sabemos que cometer erros pode atrasar o crescimento do negócio, mas também serve para que aprendamos o melhor caminho para o sucesso. Agora vamos citar 5 dos erros mais comuns em vendas, para que você possa evitá-los. Caso esteja cometendo alguns desses erros é importante reavaliar sua estratégia, e buscar outras alternativas. Confira.

Discurso pronto

Grande parte dos vendedores constroem discursos prontos. Seja por acreditarem ser mais fácil ou persuasivo, ou mesmo por hábito. Quando falamos sobre o mesmo assunto diversas vezes acabamos criando um discurso pronto, mesmo sem perceber.

Esses discursos devem ser evitados, pois os clientes percebem quando não falamos de maneira espontânea, mas sim decorada. Assim passamos uma impressão de falta de importância e comprometimento com o cliente e o produto.

Falta de informações

Esse tópico pode ser óbvio, mas muitas pessoas cometem esse erro em vendas. Passar informações incompletas pode fazer com que o cliente acredite que você não conhece muito bem o produto, ou está escondendo algum ponto negativo.

Alguns vendedores acreditam que não passar informações completas deixa o cliente curioso e ansioso, e por isso ele irá adquirir o produto. Infelizmente na maioria dos casos não é isso que acontece.

Insistência

Essa atitude dos vendedores é muito vista por aí, e com certeza é uma das que mais prejudica as vendas. Esse erro em vendas afasta a maioria dos clientes. Imagine-se em uma loja onde o vendedor anda o tempo todo ao seu lado, oferecendo diversos produtos e não lhe deixando à vontade. Ou alguma loja que lhe mande vários emails e mensagens por dia oferecendo diversos produtos aleatórios. Isso certamente não te deixa nem um pouco à vontade, não é mesmo?

Um vendedor insistente pode até concluir diversas vendas, mas boa parte delas são por pressão. O cliente se sente pressionado a comprar algo, ou sair da loja. Quando ele compra algo por pressão, o desconforto dentro da loja ou o arrependimento da compra fazem com que o cliente não retorne outra vez. Dessa maneira é fácil executar vendas mas praticamente impossível fidelizar clientes.

Difamar a concorrência

Esse é outro erro em vendas muito comum. Difamar os concorrentes pode parecer uma boa estratégia para convencer o cliente que o seu produto é melhor, mas aí está o erro. Alguns clientes podem sim adquirir aquilo pois acreditam na comparação com a concorrência feita pelo vendedor. Mas por outro lado é fácil perder a credibilidade, passando a impressão de que você não possui argumentos bons sobre o produto e por isso ataca a concorrência.

Não manter o foco

Esse erro em vendas pode parecer confuso, mas faz muito sentido. Quando temos um possível cliente é comum apresentarmos produtos à ele. Mas muitos vendedores perdem o foco e despejam uma enxurrada de produtos nos clientes, confundindo-os e muitas vezes fazendo-os perder o interesse.

Não há nada de errado em apresentar um ou outro produto relacionado com o que o consumidor se interessa, mas produtos que não possuem relação alguma com os interesses do cliente devem ser deixados de lado.

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